Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Opa, nem sabes!

3 plataformas onde te podes candidatar a um programa do Serviço Voluntário Europeu

11.07.21 | Catarina

Queres dar mais de ti aos outros? Queres viajar para fora de Portugal com um propósito? Queres deixar o trabalho das 9 às 5 que te dá mais dores de cabeça do que borboletas na barriga? Aprende sobre novas culturas, novas línguas, conhece pessoas de todo o mundo, trabalha com propósito e acorda todos os dias com um sorriso na cara!

Vou mostrar-te como podes tornar esse sonho realidade através de 3 plataformas através das quais te podes candidatar a um programa do Serviço Voluntário Europeu!

transferir (3).png

1. Proatlântico

É uma plataforma portuguesa através da qual já realizei um intercâmbio europeu por cerca de 10 dias e um programa de SVE por dois meses. Fazem um trabalho fantástico e garantiram que todas as inseguranças e medos da minha família foram respondidos desde o primeiro dia em que mostrei interesse (ainda nem tinha 18 anos quando pela primeira vez viajei sozinha!). A ProAtlântico facilita treinamento antes, durante e depois da viagem. Na plataforma podes encontrar vagas para projectos de curto (intercâmbios europeus) e longo prazo (SVE), a maioria delas na Europa. Os projectos são normalmente em cidades menos conhecidas e, normalmente, mais desfavorecidas, de diversos destinos europeus sendo, por isso, uma óptima desculpa para conhecer, de facto, a realidade do país que te vai receber. 

2.Youth4Europe

É uma plataforma europeia com uma vasta oferta de oportunidades: trabalhos, au pair, cursos de formação, estágios e intercâmbios juvenis. Esta plataforma é ideal para quem é novo nestas andanças e ainda não sabe muito bem o que prefere fazer, onde e por quanto tempo. Com tantas opções, escolha não te vai faltar! Tendo tanta oferta disponível vai mostrar-te o que é possível fazeres e, dessa panóplia de escolha, poderás seleccionar e assim entender o que mais te interesse. Pela minha experiência e de pessoas próximas de mim parece-me que o intercâmbio europeu, por ser mais curto, é uma óptima escolha para começar e depois alcançar voos maiores como os estágios internacionais ou um programa SVE. Todos os destinos para qualquer uma destas oportunidades são na Europa e a sua duração é variada.

imagem_2021-07-06_144345.png

3. International Work Camps

Estas são as chamadas curtas mas intensas experiências de voluntariado internacional isto porque os projectos têm, geralmente, a duração de  2 a 4 semanas. Os projectos têm sempre o foco de ajudar uma comunidade local e são baseados numa abordagem educativa e participativa. As comunidades e organizações locais, como organizações de paz, grupos ambientais e grupos de ação comunitária são quem hospeda estes projectos. Existem projectos deste tipo na Europa, América, Ásia e África com maior incidência em países como: Camboja, Índia, Indonésia, Vietname, Burkina Faso, Quénia, Tanzânia e Uganda.

 

E tu? Em que destino terias vontade de aumentar o teu impacto social? Em que área gostarias de trabalhar? Por quanto tempo irias? Conta-me tudo nos comentários! Ah, e envia o link a amig@s, aos filhos, filhas, sobrinh@s. Pode ser que sejam este Verão que começam a jornada de impacto social!

 

 

Links úteis:

- Proatlântico

- Youth4Europe

- International Work Camps

Post sobre o que é o Serviço Voluntário Europeu

- O meu instagram