Espera lá mas todo o impacto é impacto social?
Voluntariado, impacto social e empreendedorismo social vão ser temas que vou abordar cada vez mais por aqui. Antes de navegarmos por estes fascinantes temas quero começar por esclarecer um conceito básico que não me vou cansar de mencionar: o tão falado impacto social.
Primeiro que tudo, para que não hajam dúvidas: quando falamos de impacto, nem sempre estamos a falar de impacto social!!! Surpreendid@? Vou já esclarecer!
É simples, impacto corresponde ao conjunto de mudanças significativas e duradouras na vida das pessoas, comunidades ou ecossistemas, introduzidas por uma ação ou conjunto de ações específicas (Roche, 1999). Essas mudanças podem impactar diferentes sectores da vida das pessoas não sendo, obrigatoriamente, direccionadas para um desafio que a sociedade está a passar em determinado momento.
Quando falamos de impacto social falamos de mudanças significativas e eficazes por forma a abordar um desafio social urgente. Por exemplo, uma distribuição de comida a pessoas desempregadas durante a pandemia seria considerada uma iniciativa de impacto social porque está a actuar sobre a vida das pessoas numa situação de dificuldade urgente.
Assim, podemos dizer que nem toda a iniciativa de impacto tem impacto social sempre que esta não oferece mudanças para solucionar um desafio social urgente!
Só espero que com mais conhecimento, comprometimento e consciência possamos fazer com que todas as iniciativas de impacto se tornem iniciativas de impacto social, na nossa comunidade, no nosso trabalho, enfim, no maior número de contextos possível.
Sabias destas diferenças? Foi esclarecedor? Deixa nos comentários o que achaste!